Quinta, 19 de Setembro de 2024 13:41
Geral ABANDONO

São Bento tem quase 645 cachorros e gatos abandonados, com base em cálculo da Organização Mundial de Saúde

OMS

24/08/2023 10h20
Por: Redação
São Bento tem quase 645 cachorros e gatos abandonados, com base em cálculo da Organização Mundial de Saúde

O município de São Bento, no Sertão da Paraíba, possui uma população de gatos e cachorros em situação de rua de, aproximadamente, 645 animais.

Conforme projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de animais em situação de abandono é calculado, baseado na população do município, pois a proporção é de que existe um animal para cada cinco habitantes do lugar.

Como São Bento tem 32.235 habitantes, conforme o último Censo Demográfico divulgado pelo IBGE, portanto, teria 6.447 cachorros e gatos e, desse número, um décimo se encontra em situação de abandono, o equivalente a 644,7.

Tendo como parâmetro a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Paraíba possui cerca de 80,5 mil cachorros e gatos em situação de rua.

O abandono de animais é crime de maus-tratos, segundo a Constituição Federal e a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98. A legislação vale para animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, de pequenos, médios ou grande porte e prevê detenção de três meses a um ano e multa para quem pratica atos contra quaisquer tipos de animais. Uma nova Lei (14.064/2020), que ficou conhecida como Lei Sansão, aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos: 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

No Estado da Paraíba, onze projetos desenvolvem ações para garantir o controle populacional e evitar o aumento do abandono nas cidades. A cidade de São Bento foi pioneira, na microrregião 89, desenvolvendo o Projeto do Castramóvel, que já fez laqueaduras de 20 cadelas e gatas e vai realizar mais 22 cirurgias desse tipo, no próximo mês de setembro.

O prefeito de São Bento, Jarque Lúcio, revelou que o Projeto do Castramóvel da Capital Mundial das Redes vai se estender para todos os municípios da região do Médio Piranhas do Estado da Paraíba.

Leomarque Pereira

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias