A Câmara Municipal de São Bento deu início à tramitação do processo administrativo que vai analisar o parecer do Tribunal de Contas da Paraíba, sobre as contas de 2015 da gestão Gemilton Souza (ex-prefeito). Essas contas foram reprovadas no TCE.
Na última sessão, da quarta-feira, 11 de outubro o presidente Marcarone Suassuna (MDB) encaminhou as bancadas da Câmara, a formação de uma comissão de cinco vereadores, que vai analisar o parecer e fazer a parte de instruções do processo, como citar o ex-gestor, realizar possíveis diligências, audiências, reuniões e outros atos se necessários.
Após isso as contas devem ser votadas no plenário da Câmara, com previsão para 13 de dezembro.
Fazem parte da comissão os seguintes vereadores: Artur Araújo (MDB) como presidente, Domilson (MDB) vice, Josué Júnior (MDB) relator, Fabrício Beserra (Progressistas) e Rogaciano Araújo (Progressistas) esses dois últimos são integrantes.
Se a Câmara mantiver o parecer do TCE, valendo a reprovação das contas, o ex-prefeito pode ficar inelegível por oito anos, devido as consequências da Lei da Ficha Limpa.
Para o parecer ser derrubado, precisam que nove vereadores votem a favor de Gemilton. A Câmara de São Bento tem 13, atualmente sete destes parlamentares são aliados de “G”.
O procurador da Câmara, o advogado Jailson Araújo lembrou que a ampla defesa será concedida e todos os atos da comissão devem seguir o Regimento Interno da casa, para não haver a chamada nulidade.
Lembre aqui no link abaixo o julgamento do TCE sobre as contas de Gemiton:
Sensação
Vento
Umidade