Numa conferência realizada na tarde da última segunda-feira (23), na ECIT de São Bento, a equipe da UFCG aprovou e entregou o Plano Municipal de Saneamento Básico do município de São Bento, que valerá por 20 anos.
O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio, esteve presente na ocasião e comemorou a aprovação do plano, que será encaminhado, agora, à Câmara Municipal onde será discutido e aprovado.
A socióloga e palestrante do evento, Kalliane Maia, disse que a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Bento, além de ser uma garantia para a busca de recursos, junto ao Governo Federal, é também um planejamento para os próximos 20 anos, pensando no desenvolvimento e crescimento do município, em relação aos quatro serviços de saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. “O Plano foi elaborado em parceria com a UFCG, FUNASA e a GESTÃO MUNICIPAL, onde fizemos todo um trabalho de mobilização social, com audiências públicas, pois viemos ao município de São Bento e realizamos visitas técnicas, abrangendo toda a área urbana e rural do município”, concluiu Kalliane.
a Secretária do Meio Ambiente do município, Arajane Alexandre, participou da conferência e destacou a importância do plano, englobando os quatros eixos, frisando a durabilidade de duas décadas dele, onde enfatizou, também, a penalidade imposta ao município que não tiver esse planejamento, como por exemplo, o não repasse de recursos federais destinados aos serviços de saneamento básico.
ASCOM
Sensação
Vento
Umidade