O calor que atinge as cidades do interior da Paraíba tem provocado problemas no abastecimento de água em algumas regiões da Paraíba como o Cariri e Agreste paraibano. Com os dias quentes, a população tem consumido mais água provocando intermitência no fornecimento da água.
Ao Portal MaisPB, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) disse que além do “absurdo aumento” do consumo devido à estação quente, a companhia também tem tentado corrigir alguns problemas técnicos em sua rede de distribuição.
El Niño
Preocupados com o aumento da temperatura, órgãos que tratam sobre a questão do clima de todos os estados do Nordeste deverão se reunir em dezembro para fazer uma avaliação sobre os efeitos no El Niño na região. O fenômeno tem elevado a temperatura principalmente na região Norte do País.
A reunião que será virtual também contará com a presença de representante do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático (INPE).
O presidente da Agência Executiva da Gestão das Águas na Paraíba, Porfírio Catão, acredita que o El Niño, que tem prejudicado principalmente a região Norte, pode não afetar o período chuvoso no Estado.
“A partir de janeiro ele tende a diminuir e o período chuvoso na Paraíba começa em fevereiro com maiores percentuais em março e abril há uma tendência que o El nino não afete. Mas vamos se reunir para ter uma decisão mais acertada sofre esse fenômeno”, disse.
Roberto Targino – MaisPB