No último final de semana uma situação de incêndio num terreno onde é feito o depósito de lixo para transbordo chamou a atenção em São Bento. O local fica próximo ao bairro do São Bentinho, e o Blog buscou informações de esclarecimento. Saiba o que está ocorrendo.
TRANSBORDO
Hoje em dia na comunidade existe esse local que é despejado o lixo temporariamente e uma empresa contratada (CRIL) é responsável pelo transporte deste lixo para a decomposição na sede do Aterro, na zona rural de Belém do Brejo do Cruz. Já o despejo temporário no terreno é feito pelos carros de coleta comum, toda essa operação é o chamado Transbordo, seguindo modelo que ocorre em outras cidades, como Patos por exemplo.
Acontece que nesta última semana houve um atraso pela empresa Cril que recolhe no local e o acumulo aumentou.
E a fumaça do fogo? Em contato com moradores locais e agentes de limpeza do município, o relato é de que catadores vão neste terreno buscar produtos recicláveis, e que isso tem desagrado outros cidadãos, por espalhar parte dos montes que se formam. Devido a isso, acabam incendiando o lixo, o que causa fumaça tóxica e prejudica a população do bairro com problemas ambientais.
Em contato com a Prefeitura, os responsáveis lembraram que essa prática é criminosa e a Polícia Civil será acionada para investigação, já que a queima do lixo prejudica o meio ambiente.
O Município informou ainda que a CRIL, vai normalizar a retirada até sexta-feira que vem. São Bento que é uma cidade de alta produção industrial, gera 23 toneladas de lixo diariamente. A Prefeitura porém já marcou uma licitação para o próximo dia 19 de janeiro e vai ampliar a terceirização da coleta do lixo. “Essas intercorrências irão acabar, teremos um trabalho ainda mais dinâmico. Vale lembrar que a atual gestão acabou com o lixão no bairro Colinas do Sul, que vinha de todas as administrações anteriores e está avançando no trabalho ambiental, nós estamos recuperando os locais de depósito de lixo em São Bento” enfatizou o secretário de infraestrutura, Rodolfo Dias.
A Prefeitura hoje investe 150 mil reais por mês com essa coleta de lixo, que com novos meios de trabalho utilizando mao de obra, combustível, recepçao do terreno, transporte, EPIs e insumos tem aumento de custo anualmente.
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