Segunda, 16 de Setembro de 2024 17:30
Brasil SAÚDE

Anvisa proíbe venda e uso de produtos à base de fenol no Brasil após morte de jovem

Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Dermatologia

25/06/2024 13h18
Por: Redação
Anvisa proíbe venda e uso de produtos à base de fenol no Brasil após morte de jovem

A Anvisa proibiu a venda e uso de produtos à base de fenol no Brasil após a morte de Henrique Silva Chagas, 27 anos, em São Paulo. A proibição, publicada no Diário Oficial da União, permanecerá enquanto a Anvisa investiga os potenciais danos do fenol. Segundo a autarquia, a medida visa proteger a saúde pública, já que não há estudos comprovando a segurança do produto.

Chagas morreu após um peeling de fenol realizado pela esteticista Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que não possuía qualificação adequada. Ela foi indiciada por homicídio doloso e seu estúdio foi fechado pela Vigilância Sanitária de São Paulo.

O peeling de fenol é um procedimento estético invasivo usado para tratar rugas profundas e acne grave.

A Anvisa reforçou que a venda, importação, fabricação, manipulação e propaganda de produtos com fenol estão proibidas.

O Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Dermatologia destacaram a necessidade de que o procedimento seja realizado por médicos especializados em ambientes hospitalares devido aos riscos significativos, como cicatrizes, infecções e problemas cardíacos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias